3 Dicas para aumentar as vendas de forma criativa

Aumentar as vendas de forma criativa requer um planejamento estratégico para que suas ações contribuam para o alcance dos seus objetivos.

Além disso, é importante avaliar o cenário em que seu comércio está inserido, algumas características do seu público-alvo, a sazonalidade de vendas, entre outras questões.

Ignorar essas questões, certamente fará com que você realize campanhas pouco efetivas e que muitas vezes pode levar a gastos que poderiam ser evitados.

Para te ajudar nessas questões, separamos 3 dicas para aumentar suas vendas e assim potencializar o crescimento do seu negócio. Leia com bastante atenção!

Aumente as vendas do seu negócio: conheça nossas 3 dicas

1. Atendimento exclusivo e de qualidade

Essa dica é a mais valiosa de todas e por isso, ocupa o primeiro lugar em nossa lista. A qualidade do atendimento é um fator primordial para qualquer negócio.

Portanto, não importa se a sua empresa atua de forma online ou física, é importante investir nesse aspecto.

Outra questão que merece atenção é a exclusividade. As pessoas gostam de receber ofertas de produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

No meio digital, essa tarefa fica por conta da automação e dos demais recursos tecnológicos que ajudam a realizar as ações de remarketing.

Ou seja, é promover ações que engajem o seu público-alvo para levá-lo à conversão.

Enquanto no meio físico, o atendimento de qualidade e a exclusividade é feita de forma direta com o cliente.

Por isso, esteja atento aos seus gostos, preferências, idade, hábitos de consumo, poder econômico e outras particularidades, para que você possa oferecer sempre as melhores opções de produtos ou serviços.

2. Use o marketing de influência a favor do seu negócio

O marketing de influência é uma estratégia para atrair mais confiança e credibilidade para o seu negócio.

Consiste em contratar um ou mais influenciadores para divulgar seus produtos nos mais variados meios de comunicação, conforme o seu público-alvo.

Na hora de investir no marketing de influência para o seu negócio é importante escolher um influenciador que combine com o seu nicho.

Ou seja, é preciso avaliar questões como idade, características dos seus seguidores e se de fato ele combina com o produto ou serviço que você deseja anunciar.

Por exemplo, se o seu produto é um kit de shampoo, condicionador e creme de pentear para cabelos cacheados, você não vai contratar um influenciador com cabelos lisos.

Embora a exploração do marketing de influência seja muito mais forte nos meios digitais, ele não se limita apenas a esse espaço.

Você pode utilizá-lo também para os negócios locais, basta escolher bem o influenciador, seguindo os critérios certos e investir na divulgação por meio de outdoor, cartazes, panfletos, entre outras opções de mídia.

3. Estude sobre neuromarketing

Neuromarketing é um conceito criado pelo professor Ale Smidts e envolve estudos sobre marketing, neurociências e psicologia e como essas três áreas influenciam na tomada de decisão de compra.

Se você quer aumentar as vendas de forma criativa, precisa entender sobre o comportamento do consumidor e o que o influência de forma eficiente, aumentando assim a conversão.

Alguns aspectos considerados nos estudos do neuromarketing:

● Psicologia das cores: entenda que as cores possuem diferentes significados e influencia as pessoas de alguma forma. Por exemplo: lanchonetes sempre são decoradas com cores quentes como o vermelho, amarelo e laranja, por aguçar o apetite.

● Gatilhos mentais: são expressões que despertam no consumidor a necessidade de agir rapidamente para efetuar uma compra. Existem vários gatilhos que podem ser usados.

Por exemplo, gatinho da escassez: ofertas válidas enquanto durar o estoque. Prova social: divulgar um comentário positivo sobre seu negócio, pode ser em formato de texto, áudio ou vídeo. Essa ação aumenta a credibilidade da sua marca.

● Gerar valor: se você quer aumentar suas vendas de forma criativa, aprenda a gerar valor para o seu negócio. Você pode começar informando seus valores para que o seu público-alvo se identifique com a sua marca.

Essa ação gera envolvimento e empatia, potencializando as chances de conversão em vendas. Por exemplo, se você tem uma marca de cosméticos veganos, precisa informar seus ideais e valores para que as pessoas que procuram por produtos desse tipo conheçam sua empresa.

Conclusão

Embora essas dicas possam parecer simples, quando colocadas em prática de forma estratégica, contribuem efetivamente para aumentar as vendas de uma forma bastante criativa.

Se você é um empresário do comércio varejista no Vale do Aço, nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga ou Timóteo e quer alavancar suas vendas, seja parceiro do Sindcomércio-VA.

Somos uma entidade comprometida com o sucesso de nossos filiados, por isso, oferecemos soluções para deixar otimizar sua rotina empresarial e também benefícios para que eles possam cuidar da sua saúde e terem acesso a opções de lazer.

Estendemos esses benefícios aos colaboradores de nossos parceiros, pois acreditamos que funcionários valorizados e com acesso a serviços de qualidade, trabalham muito mais satisfeitos e se desenvolvem muito mais.

Filie-se ao Sindcomércio-VA, juntos vamos mais longe!