top of page
Loja de roupas

Conheça o sistema da qual o Sindcomércio-VA faz parte

O Sindcomércio - VA faz parte do Sistema S que contempla a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

CNC- logo

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC)
 

Entidade sindical de um dos principais setores da economia do País. Juntas, estas categorias respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25 milhões de empregos diretos e formais.

Representante máxima dos cerca de 4,5 milhões de empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo, a CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945. Desde então, assegura os interesses e avanços do setor junto a órgãos de jurisdição e consultivos, no Brasil e no mundo. Nesses organismos, a CNC contribui nas decisões e na formulação de diretrizes de políticas econômica, administrativa, social e ambiental.

 

Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, a entidade também coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio), que reúne federações e sindicatos das categorias econômicas do comércio em todo o Brasil.

fecomércio-logo

FECOMÉRCIO MINAS

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) é uma entidade não estatal, órgão máximo de representação do comércio mineiro de bens, serviços e turismo. Foi criada em 04/12/38 para orientar, coordenar, proteger, defender e representar as atividades e categorias econômicas do comércio do Estado.

 

Para cumprir esses objetivos  a entidade desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o Estado de Minas Gerais e se faz presente em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais, que integram a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Sesc-logo

SESC MG

Serviço Social do Comércio – Sesc, criado em 1946, é uma instituição privada, mantida pela contribuição social de caráter compulsório, incidente sobre a folha de pagamento de empresas do setor. Está presente em diversas de cidades do Brasil, com mais de cinco mil unidades.  Presta anualmente atendimentos a mais de 350 milhões de pessoas, com mais de dois milhões de beneficiários diretos, sempre atendendo os segmentos sociais mais vulneráveis da sociedade.

 

Tem a missão de contribuir para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos empregados do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, promovendo atendimento nas áreas de educação, saúde, alimentação, cultura, ação social, turismo e lazer.

Senac-logo

SENAC

Em 1946, a CNC criou seu próprio sistema de desenvolvimento social, montando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). É o principal agente da educação profissional voltada para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Mais de 53 milhões de atendimentos já foram prestados pelo Senac. A Instituição oferece toda sua experiência aos trabalhadores e empresários, com programações presenciais e a distância, de norte a sul do Brasil.

bottom of page