top of page

Certificado Digital na Contabilidade: conheça agora sobre sua importância



Empresária


O certificado digital na contabilidade é um excelente instrumento substituto de assinaturas físicas, além de contribuir com maior agilidade no envio de informações acessórias.

 

Ele funciona por meio da criptografia de dados, portanto, a assinatura é autêntica, confidencial e íntegra. Garantindo assim, muito mais praticidade e segurança nos processos contábeis.

 

Sendo assim, podemos afirmar que o certificado digital na contabilidade tem também como função assegurar a identidade de pessoas físicas e jurídicas em suas transações comerciais e no cumprimento de seus deveres junto aos órgãos reguladores.

 

Quer entender mais sobre esse assunto de grande relevância para o dia a dia das empresas? Prossiga com a leitura desse artigo com bastante atenção.



Certificado Digital na contabilidade: conheça mais sobre sua funcionalidade

O certificado digital na contabilidade permite que diversas atividades sejam realizadas com muito mais agilidade e segurança, usando os meios eletrônicos.

 

Uma vez que se trata de assinatura digital com validade jurídica e permite que várias ações no dia a dia de uma empresa sejam realizadas com maior agilidade e precisão.

 

O certificado digital deve ser solicitado presencialmente, mediante a apresentação dos documentos pessoais na versão original. E somente pode ser emitido por uma autoridade certificadora.

 

Ou seja, algum órgão capaz de criar e gerenciar os certificados digitais, conforme a regulamentação do ICP- Brasil e da Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2021.

 

Além do envio da documentação contábil, o certificado digital permite a realização de transações online de forma autêntica e segura. 

 

Veja a seguir outras funcionalidades do certificado digital na contabilidade:

 

●      Assinar os mais variados tipos de documentos, substituindo a assinatura presencial;

●      Encaminhar todas as declarações e responsabilidades acessórias empresariais aos sistemas governamentais;

●       Efetivar transações bancárias virtuais com total segurança;

●      Criar procurações eletrônicas e participar de leilões eletrônicos estando em qualquer lugar;

●      Usar os sistemas eSocial, SPED e Portal e-CAC.

 

Portanto, o certificado digital surgiu seguindo a forte tendência do desenvolvimento tecnológico, fortalecendo a era digital e proporcionando ao setor contábil muito mais praticidade, agilidade e segurança em suas transações eletrônicas.




Contadora

Tipos de certificado digital

Os dois principais tipos de certificados digitais são o A1 e o A3. Ambos são extremamente seguros e podem ser usados na realização dos mais variados tipos de transações e envio de documentação acessória online.

 

Além desses, há outros tipos. Ambos são agrupados em 5 categorias que se subdividem da seguinte forma:

 

●      Tipo A: assinatura digital;

●      Tipo S e T: são certificados de sigilo, restrito apenas a pessoas autorizadas;

●      Tipo A CF-e-SAT: exclusivos dos equipamentos do sistema de autenticação e emissão do cupom fiscal eletrônico;

●      Tipo OM-BR: exclusivo para equipamentos metrológicos, desde que sejam regulados pelo INMETRO.

 

Mesmo com tantos tipos de certificados digitais, para a contabilidade o mais usado é o tipo A, que se subdivide em A1 e A3.

 

Ele deve ser usado para substituição de assinatura física pela virtual, o objetivo é validar e identificar o assinante do documento, podendo ser uma pessoa física ou jurídica.

 

Veja a seguir quais são as principais diferenças entre os certificados digitais para a contabilidade, A1 e A3.

 

A1: não precisa de leitor de cartão, fácil instalação, é armazenado na nuvem, portanto, não ocupa espaço físico, é possível fazer backup do seu conteúdo e tem validade de 1 ano.

 

A3: precisa de uma leitora de cartão, sua instalação é mais complicada, sendo assim, precisa de um instalador que entenda do assunto. Seu conteúdo precisa de mídia externa para ser arquivado. Não é possível fazer backup. Possui validade de 3 anos.



O certificado digital é obrigatório para todas as empresas?

Sim. Todas as empresas que precisam emitir nota fiscal eletrônica são obrigadas a ter um certificado digital.  Os microempresários individuais não são obrigados, no entanto, podem ter o certificado, se quiserem.

 

Empresas optantes pelo Simples Nacional somente serão obrigadas a ter o certificado digital, se tiverem mais de 1 funcionário.



Filiados do Sindcomércio- VA tem acesso fácil ao Certificado Digital

O Sindcomércio-VA é uma entidade consolidada e atuante na região do Vale do Aço, cujo objetivo é trazer maior representatividade para os comerciantes varejistas localizados atuantes em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.

 

Sua diretoria é composta por empresários que atuam nesse segmento varejista e atacadista dessa região. Por viverem diariamente os desafios inerentes às atividades dos comerciantes, eles conseguem oferecer maior apoio e buscar soluções eficientes para todos os filiados.

 

Uma delas é o acesso facilitado ao certificado digital para agilizar a rotina empresarial e trazer muito mais praticidade e segurança nas transações comerciais e contábeis. Com ele é possível reduzir consideravelmente a burocracia e as despesas.

 

Além disso, os gestores e profissionais responsáveis pela contabilidade poderão realizar diferentes tipos de serviço sem a necessidade de estar pessoalmente em algum local.

 

Com o certificado digital é possível assinar documentos variados e entregar as documentações acessórias de uma forma simples e fácil.

 

Portanto, é uma solução ideal para os empresários, visto que até mesmo as transações bancárias podem ser realizadas usando os meios eletrônicos e o certificado digital, com total segurança.

 

Além das facilidades para ter o seu certificado digital, por meio dos nossos serviços é possível criar seu CNPJ totalmente online.

 

Os custos para ter o certificado são muito mais atrativos, pois o Sindcomércio VA oferece aos seus afiliados um custo muito mais atrativo, com planos a partir de R$49,90.

 

Para ter acesso a esse e outros benefícios que podem se estender para a sua família e seus colaboradores, basta clicar aqui e falar com um de nossos consultores.


Conclusão

O certificado digital para contadores é uma excelente ferramenta para agilizar os processos empresariais, com maior segurança e praticidade. Ele permite que várias tarefas sejam realizadas online, evitando o atraso no envio das documentações acessórias.

 

Além disso, com ele há redução da burocracia e maior ganho de tempo na hora de colher assinaturas importantes, pois é possível fazer tudo de forma online.

 

Se você é empresário do comércio varejista na região do Vale do Aço e ainda não se filiou ao Sindcomércio está perdendo diversos benefícios, entre eles o acesso ao certificado digital com planos a partir de R$49,90 mensais.

 

Comments


bottom of page