top of page

Certificado Digital simples e fácil: só o Sindcomércio VA oferece



Comerciante


O certificado digital é uma maneira de identificar uma pessoa física ou jurídica de forma online. Trata-se de um instrumento de grande valia por permitir que transações digitais sejam realizadas com total segurança.

 

A criação deste recurso visa garantir maior segurança às, identificando os autores e garantindo a autenticidade e o sigilo dos dados envolvidos. Além disso, por meio dele é possível formalizar contrações e acessar serviços bancários públicos, dispensando a presença física nos locais.

 

Por possuir validade jurídica, às operações assinadas por meio do certificado digital possuem a mesma validade que aquelas que foram cuja autorização foi feita presencialmente. Muitos empresários ainda não sabem da importância de ter esse recurso moderno e tecnológico.

 

Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto e como solicitar o seu certificado digital com praticidade, agilidade e custo baixo.


Certificado Digital simples e fácil: só o Sindcomércio VA oferece


Certificado Digital: quais as 10 dúvidas mais comuns

1. Como solicitar um certificado digital?

Para solicitar o certificado digital, a pessoa física, jurídica ou seu representante legal deve procurar uma certificadora autorizada. Visando trazer maior comodidade à rotina corrida dos empresários do Vale do Aço, o Sindcomércio oferece esse serviço por meio de parceria.



2. Existe apenas um tipo de certificado online?

Não. Existem 2 tipos, sendo um deles o A1 e o outro o A3. A principal diferença entre eles é que o primeiro modelo é instalado diretamente no computador onde será usado. E outro é armazenado em token ou smart cartão.



 

3. Como cada tipo de certificado funciona?


A1

Esse modelo pode ser instalado apenas em computadores. A grande vantagem é que ele funciona simultaneamente, portanto, você poderá usá-lo em quantas máquinas desejar. Além disso, não é preciso instalar leitoras específicas para cartão.

 

Os documentos são assinados com maior agilidade, otimizando assim o tempo. Ele pode ser importado por programas específicos para emissão de notas fiscais.

 

Por questões de segurança, esse modelo de certificado permite fazer backup dos arquivos, ou seja, os arquivos ficam salvos mesmo quando o computador precisa passar pelo processo de formatação.


A3

Uma das grandes vantagens desse modelo é a mobilidade, uma vez que ele é armazenado em token ou smart card, pode ser levado para qualquer lugar. No entanto, para fazer sua leitura é preciso de um leitor específico.

 

Mesmo podendo ser usado e lido em diferentes máquinas, seu nível de segurança é altíssimo, portanto, seu conteúdo é inviolável, não podendo ser extraído. Seu uso é pessoal, sendo assim, somente quem o possui e sabe a senha, poderá utilizá-lo.


4. Quais as vantagens do certificado?

O certificado digital garante muito mais segurança em todas as transações, mesmo quando essas acontecem de forma online. Portanto, não é preciso se deslocar para assinar documentos e assegurar sua validade jurídica ao optar por essa ferramenta digital.

 

Por meio dela é possível validar a assinatura e a identidade do seu proprietário, além de garantir total proteção às informações sigilosas.


5. Por que pessoas físicas e jurídicas precisam de um certificado digital?

Esse tipo de recurso equivale à sua identidade digital, portanto é possível assinar documentos e garantir que eles tenham validade jurídica. Dessa forma, é possível fazer transações comerciais, bancárias, fechamento de contratos, entre outros, sem precisar se deslocar.

 

O certificado digital é uma excelente ferramenta no mundo globalizado, permitindo que grandes negociações sejam feitas e concretizadas com a assinatura digital. Pessoas físicas e jurídicas podem utilizar esse tipo de recurso tecnológico e moderno.


6. O certificado digital tem validade?

Sim. Embora sua função seja parecida com os documentos de identificação físicos, tais como carteira de identidade ou CPF, que podem ser utilizados infinitamente, os certificados digitais possuem data de validade, por isso, precisam ser renovados.

 

O prazo de validade varia conforme o modelo. O tipo A1 possui validade de 1 ano e o tipo A3 varia de 12 a 36 meses. O solicitante pode escolher o prazo conforme suas necessidades. 


7. Como identificar o certificado digital da pessoa física e o da pessoa jurídica?

Os certificados digitais para pessoas físicas são denominados e-CPF e da pessoa jurídica e-CNPJ. Ambos possuem as mesmas funcionalidades:

 

●      Promovem maior agilidade nos processos;

●      Maior redução de custos, inclusive com deslocamento e impressão de documentos;

●      Possuem validade jurídica;

●      Todas as informações das transações estão sob segurança, dessa forma dados confidenciais não podem ser copiados ou vazados. 


8. Qual é o melhor tipo de certificado?

Os dois modelos são excelentes, mesmo apresentando diferentes características. A escolha do melhor tipo varia conforme as necessidades da pessoa física ou jurídica. No entanto, não há como negar que o modelo A3 apresenta a grande vantagem de poder ser transportado para qualquer lugar.


9. Como escolher o modelo de certificado digital adequado?

Embora os certificados digitais se dividam em duas categorias, para pessoas físicas e jurídicas, há diferentes modelos. Veja quais são eles:

 

●      e-CPF: para pessoas físicas;

●      e-CNPJ: para pessoas jurídicas;

●      e-Contador: para contadores, facilitando o acesso aos sites dos órgãos fiscalizadores;

●      e-Jurídico: para advogados, desde que estejam inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil;

●      e-MEI: para empresários cadastrados como microempreendedores individuais;

●      e-Saúde: específico para profissionais de saúde;

●      NF-e: certificado digital para emissão de notas fiscais eletrônicas.

 

 

10. Qual é o custo de um certificado digital?

Os custos de um certificado digital variam conforme o modelo e o prazo de validade. Sendo assim, é importante escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, seja para pessoa física ou jurídica.


Certificado Digital, simples, fácil e 100% online é com o Sindcomércio VA

Não há como negar as vantagens de ter um certificado digital, especialmente para quem tem uma rotina corrida. Os processos são otimizados, seguros e com validade jurídica, assegurando ainda mais eficácia às transações.

 

Vivemos em um mundo globalizado e não ter uma ferramenta online tão importante, certamente limita suas possibilidades de negócios, portanto, é hora de solicitar o seu certificado digital.

 

Preocupado em oferecer o melhor aos seus filiados, o Sindcomércio VA  por meio de uma parceria sólida, disponibiliza os certificados digitais de uma forma simples, rápida e 100% online para seus filiados.

 

Se você ainda não é parceiro de uma das maiores instituições de apoio aos comerciantes do Vale do Aço, está perdendo a oportunidade de ter o seu certificado digital por um valor muito acessível.

 

E as vantagens não param por aí. Clique aqui e conheça todos os benefícios que os filiados, seus familiares e colaboradores terão direito. Venha ser nosso parceiro!


Certificado Digital simples e fácil: só o Sindcomércio VA oferece!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page