top of page

Dia Internacional das Mulheres: um marco importante para relembrar uma história de conquitas



Mulher contra um fundo rosa fazendo pose de forte.



Embora a data tenha sido oficializada no ano de 1975, as movimentações que motivaram o dia internacional se originaram em 1908.

 

Na ocasião, mais de 15 mil mulheres foram às ruas nos Estados Unidos em uma manifestação em busca da igualdade de direitos. Elas exigiam redução da jornada de trabalho, equiparação salarial com os homen e direito ao voto.

 

Dois anos depois desse evento, Clara Zetkin, ao participar juntamente a 100 mulheres representantes de 17 países de uma Conferência Internacional em Copenhague, apresentou a sugestão para que o dia 08 de março fosse considerado o dia internacional da mulher.

 

No entanto, a data foi reconhecida pela ONU em 1975, ou seja, mais de 60 após os primeiros passos na luta das mulheres por direitos iguais.

 

Prossiga com a leitura desse artigo para obter mais informações sobre essa data tão importante.



Dia Internacional da mulher: veja a seguir algumas curiosidades



1. Qual o motivo da escolha da cor roxa para simbolizar a data?

Embora sejam usadas outras cores, tais como o branco e o verde, para representar o dia internacional da mulher, não há como negar que o roxo é a tonalidade mais evidente.

 

Seu significado é de justiça e dignidade, representando com maestria os motivos que levaram um grande número de mulheres a sair às ruas em busca da igualdade de direitos.

 

O uso de verde denota esperança e o branco representa a pureza. O uso dessas cores começou em 1908 no Reino Unido.

 

Outra explicação aceita para o uso da cor roxa é que a união das cores azuis e rosa, consideradas símbolos do sexo masculino e feminino, resultam na cor roxa. Portanto, seu uso seria uma forma de fortalecer a igualdade entre os gêneros.



2. Como é comemorado o dia internacional das mulheres em diferentes lugares do mundo?

As comemorações pelo dia internacional da mulher ao redor do mundo são carregadas de manifestações de carinho e apreço.

 

Na Argentina, o dia internacional das mulheres é comemorado com a troca de presentes, mas também com protestos contra a violência e a desigualdade salarial e nas representações sociais do país. 

 

Na Itália, por exemplo, flores amarelas são distribuídas pelo país. Para reforçar a data, você encontrará muitas opções de doces, massas e bolos na mesma tonalidade.

 

Nos Estados Unidos, a data é considerada feriado oficial. Além disso, todo o mês de março é marcado por eventos para relembrar as lutas e conquistas do público feminino, ao longo da história.

 

Na Austrália, as comemorações são mais marcantes, com eventos de marcha, pontos de discussão e encontros com mulheres representando as mais diversas áreas, tornando assim, o dia bastante democrático.

 

No Chile, as mulheres vão às ruas manifestar com lenços verdes simbolizando a luta pelos direitos sexuais e também reprodutivos. Os eventos podem ser embalados com sons de percussão e fantasias para deixar a celebração ainda mais marcante.

 

No Reino Unido, são promovidas palestras e encontros com artistas e ativistas que se reúnem para discutir os problemas mais graves que assolam as mulheres. Além de palestras e exposições.

 

Na Romênia, as comemorações são muito mais carinhosas e visam valorizar a mulher. Por isso, se tornam bastante similares às manifestações de carinho no dia das mães.




grupo de mulheres rindo


3. Qual o tema do dia internacional da mulher em 2024?

 

Você sabia que a cada ano é escolhido um tema a ser abordado no dia internacional da mulher? Sua escolha é sempre baseada na atualidade.

Em 2023 foi abordado o seguinte tema: por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero.

 

De acordo com a ONU Mulheres o tema para 2024 é: “Invista nas mulheres: acelere o progresso”.

Dia Internacional da Mulher e os desafios do empreendedorismo feminino

Além das dificuldades de acesso ao crédito e o preconceito comum na sociedade, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios quando o assunto é o empreendedorismo.

 

De acordo com informações do SEBRAE divulgadas no site da CNN, no Brasil são mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras. Ou seja, são mulheres que decidiram enfrentar o mercado e mostrar sua capacidade e valor, por meio do seu trabalho.

 

O site mostra ainda que boa parte delas começaram um negócio por necessidade. Embora seja uma situação mais difícil e desafiadora, não há como negar que esse cenário mostra a forma e o vigor das mulheres que não se intimidam mediante as dificuldades da vida.

 

Exatamente por causa dessas iniciativas que o mercado está cada dia mais aquecido e movimentado por mulheres, embora a porcentagem de empreendedores ainda esteja abaixo do ideal.

 

Para começar um negócio bem estruturado, com capital inicial e suporte contábil e jurídico, é importante que as mulheres tenham a oportunidade de contar com instituições parceiras e que estejam preparadas para oferecer todo o suporte que elas precisam.

 

Sendo assim, se você é uma mulher empreendedora do Vale do Aço, seja no atacado ou no varejo, nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga ou Timóteo, pode contar com o apoio do Sindcomércio - VA.

 

Somos uma instituição desenvolvida especialmente para auxiliar empresários e empresárias do comércio e do varejo, oferecendo soluções práticas, eficientes e dinâmicas por um custo bastante acessível, sendo algumas delas até mesmo gratuitas.

 

Nosso objetivo é promover o bem-estar do gestor e de seus colaboradores, bem como todos os seus familiares. Por isso, oferecemos planos de saúde, convênios para lazer e prática de esporte.

 

Disponibilizamos assessoria jurídica, contábil, certificado digital e muitas outras soluções para que você promova uma gestão otimizada do seu negócio.

 

Conclusão

O dia internacional da mulher, no dia 8 de março, deve ser comemorado com grande intensidade. Devemos relembrar as conquistas alcançadas até aqui, mas sem esquecer que ainda há muito o que alcançar.

 

A mulher precisa ter seu espaço respeitado, ser inserida no mercado e aceita sem preconceitos ou tratamento de inferioridade. É nesse cenário de desafios e oportunidades que muitas delas conquistaram seu espaço, mostrando sua garra e sua força.

 

Se você está pensando em empreender ou já é uma empreendedora, seja também filiada ao Sindcomércio-VA e venha aproveitar as diversas soluções que temos a oferecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments


bottom of page