top of page

Energia Solar: tudo o que você precisa saber


energia solar- economize com as soluções do Sindcomércio-VA

A energia solar é uma alternativa sustentável de energia proveniente da radiação eletromagnética, ou seja, união de luz e calor. Devido à sua origem, trata-se de uma fonte renovável, reduzindo drasticamente os impactos ambientais.

 

Ela pode ser usada para alimentar diferentes tecnologias, tais como os painéis fotovoltaicos, usinas termossolares e aquecedores, tornando-se de grande utilidade para empresas e comércios.

 

Trata-se de uma fonte de energia primária que pode ser transformada em outras fontes de energia ou combustível, por meio das tecnologias utilizadas.

 

Embora ela esteja se popularizando cada dia mais, é importante entender o que é energia solar e as tecnologias aplicadas para a sua conversão. Há pessoas que confundem painéis de aquecimento solar, para aquecer a água, com painéis de energia fotovoltaica.

 

Este último, capta a luz solar e a transforma em energia elétrica, enquanto o primeiro, apenas aquece a água armazenada nos painéis.

 

A energia solar é designada por fotovoltaica pelo fato de as partículas de energia da luz proveniente do sol, os fótons, quando incidem sobre os painéis solares, geram uma corrente elétrica que pode ser utilizada em diversos tipos de imóveis.

 

Continue a leitura desse artigo para ficar por dentro de mais informações importantes sobre o assunto.




Quais são os tipos de energia solar? Entenda tudo o que você precisa saber

energia solar- economize com as soluções do Sindcomércio-VA

Energia solar fotovoltaica


 A energia solar fotovoltaica é o resultado da transformação da luz do sol em energia elétrica. O processo acontece por meio das células fotovoltaicas, produzidas a partir de semicondutores, tais como o silício.

 

Por meio de painéis fotovoltaicos ou placas solares, como é popularmente conhecido, é possível gerar energia fotovoltaica que pode ser usada em substituição à energia elétrica, em casas e empresas.

 

Para instalar em residências ou pontos comerciais, é preciso ter o kit de energia fotovoltaica. Ele é composto pelos seguintes elementos:

 

●      Conectores e cabos;

●      Inversor solar;

●      Placas solares;

●      String box.

 

Devido à sua eficiência e por ser uma fonte de energia limpa, seu uso está cada vez mais comum, contribuindo assim para a redução dos custos de instalação.


Energia solar térmica

Embora muitas pessoas ainda a confundam com a energia solar fotovoltaica, ela é usada apenas para aquecer água, por meio das placas de aquecimento solar.

 

Por meio dos coletores solares ou placas o calor da radiação solar é captado e transferido para a água, provocando seu aquecimento e tornando-se apta para ser utilizada em residências ou empresas.

 

O sistema de aquecimento solar se difere bastante do sistema de energia solar fotovoltaica, por usar a energia solar para aquecer a água por meio da transferência de calor, enquanto o outro gera energia elétrica a partir da energia solar térmica.


Energia solar heliotérmica

Também conhecida como energia solar concentrada, consiste em outra maneira de gerar energia elétrica por meio do calor da radiação. A energia solar heliotérmica é designada também como energia termossolar.

 

Para sua captação são utilizados espelhos ou heliostatos que captam os raios de sol e os faz refletir um único ponto onde tem um receptor líquido.

 

Devido à alta concentração de calor, o líquido aquece e se transforma em calor, que por sua vez alimentam as turbinas que geram energia elétrica usando a energia mecânica.

 

Mesmo sendo eficiente no armazenamento de calor para ser usado à noite, as usinas heliotérmicas não são tão populares como as energias fotovoltaicas. Essa situação se deve aos altos preços e os perigos ambientais que elas representam.

 



Vantagens de optar pela energia solar

energia solar- economize com as soluções do Sindcomércio-VA

1.  Redução de custos com energia elétrica

Seja em casa ou na empresa, a redução de custos é sempre bem-vinda. Além disso, quando nos referimos às lojas comerciais, as despesas elevadas podem ser uma fonte de preocupação e estresse.

 

Ao optar pela energia solar fotovoltaica, os custos com energia serão reduzidos, melhorando inclusive o fluxo de caixa do negócio ou mesmo proporcionando melhor controle das finanças.


2. Alta durabilidade e baixa manutenção

O tempo de vida útil do sistema de energia solar ultrapassa os 25 anos, sendo que o retorno sobre o investimento acontece em até 6 anos.

 

Além disso, os custos com manutenção dos equipamentos são baixíssimos, portanto, usufruir de uma forma de obtenção de energia limpa e sustentável pode ser muito mais fácil do que você imagina.


3. Sistema de captação silencioso e acesso à energia que não polui o meio ambiente

Além do conforto de ter um sistema de captação e transformação de energia que não faz barulho, não há emissão de poluentes. Consequentemente, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


4. Garante maior valorização do seu comércio diante do mercado e aumento da competitividade

Empresas que utilizam a energia solar demonstram preocupação com o meio ambiente, por isso, são conhecidas como eco-friendly. 

 

Além disso, conquistam clientes engajados na mesma causa, aumentando assim o número de pessoas engajadas com a sua marca. Ademais, sua empresa passa a ser alvo de investidores que buscam gestores que se preocupam com as questões ambientais.

 

Usar a energia fotovoltaica no seu estabelecimento comercial aumenta a sua vantagem competitiva, deixando seu comércio muito mais valorizado e com maior destaque diante do mercado.


5. Maior valorização do imóvel

Os imóveis que possuem a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica são valorizados em até 7%. Portanto, no caso de edificação própria haverá valorização do seu patrimônio.


6. Acesso à tecnologia de baixo custo

Os serviços de instalação do kit de energia solar possuem custo acessível. No entanto, se você for um comerciante atuante nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo ou Ipatinga e for filiado ao Sindcomércio- VA terá a vantagem de ter acesso a este serviço sem custos.

 

Este benefício é destinado aos empresários e colaboradores. Por isso, se você ainda não se filiou, clique aqui e efetue seu cadastro com um dos nossos consultores.


7. Instalação fácil e rápida

O inversor grid-tie é fixado no telhado dos imóveis, portanto, o processo de instalação é simples e rápido, não causando nenhum transtorno.


8. Empresas que optam pela energia solar recebem incentivos fiscais

Os incentivos fiscais são formas de redução aplicadas nas alíquotas do imposto, contribuindo para os valores serem reduzidos.

 

O Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica foi criado em 2015 e tem como principal objetivo reduzir o consumo de termoelétrica. Por isso, oferece incentivos fiscais para empresários que usam energia fotovoltaica.



Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre energia solar, leve esta realidade para o seu comércio. Com o Sindcomércio VA, os lojistas, colaboradores e familiares têm condições facilitadas para ter acesso aos serviços de instalação do serviço. Clique aqui e saiba como!

 

 

 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page