top of page

Importância das campanhas online para o comércio varejista e para a sua marca

 

Homem olhando tablet

Os empresários do segmento varejista precisam investir em campanhas online para divulgação e fortalecimento da sua marca.


Essa estratégia é fundamental para alcançar maior visibilidade, melhor posicionamento de mercado e conquistar o público-alvo desejado.

 

Além disso, é importante contar com profissionais especializados na elaboração de campanhas publicitárias especializadas em comércio varejista.

 

Embora as ações de marketing digital sejam muito eficazes, elas precisam seguir diretrizes básicas para os objetivos serem alcançados.

 

Muito mais que se preocupar em persuadir o consumidor a efetuar compras, é preciso oferecer soluções para os seus problemas.

 

Por isso, a otimização das campanhas publicitárias precisa ter como foco principal atrair novos clientes e promover o aumento das vendas.

 

Além disso, é preciso apresentar o comércio varejista como um espaço para o cliente ter facilidade para efetuar suas compras, acompanhando de perto as tendências de mercado e acesso aos melhores produtos.

 

Prossiga com a leitura desse artigo para ficar por dentro das vantagens de investir em ações de marketing digital.


Campanhas online para o comércio varejista: conheça as principais vantagens


marketing digital -ilustração

Custos acessíveis

 

Diferente do marketing tradicional, as campanhas online possuem custos muito mais acessíveis, facilitando assim o investimento.

 

Por não haver necessidade de material impresso, aluguel de espaço, contratação de pessoal para divulgação e outras despesas, os empresários varejistas têm muito mais facilidade para investir nessa estratégia.


Muito mais facilidade para segmentar o público

A segmentação do público é bastante vantajosa, por permitir identificar um grupo de consumidores com necessidades específicas e comportamentos parecidos.

 

Dessa forma, o empresário consegue oferecer soluções personalizadas, aumentando as chances de vendas e também a retenção de clientes.

 

Por meio das campanhas online é possível segmentar o público com muito mais facilidade e praticidade. Dessa forma, fica mais fácil ajustar as ações de marketing digital conforme os objetivos e o público a ser alcançado.

 

As estratégias de comunicação podem ser elaboradas com maior eficiência, sem precisar gastar uma fortuna com anúncios publicitários. Facilitando assim, para pequenos e médios empresários.


Resultados mais rápidos

Diferente das ações de marketing tradicionais, as campanhas online oferecem resultados muito mais rápidos, além de serem aplicadas de forma otimizada e fazer ajustes ao longo de sua aplicação, resultando em muito mais eficiência.

 

No entanto, é importante que os empresários do comércio varejista saibam que não haverá milagres acontecendo muito rapidamente.  Os resultados são mais rápidos, se comparados ao marketing tradicional.

 

As ferramentas de marketing digital são dinâmicas, mas é preciso serem trabalhadas por profissionais capacitados e as estratégias adequadas sejam aplicadas. 

 

Para a conversão em vendas, muitas vezes é preciso investir em ações de comunicação para educar o público, seja por meio de conteúdos de valor, oferta de materiais digitais gratuitos e atendimento de qualidade.

 

Dessa forma, é importante entender que o foco das estratégias de campanhas online não é diretamente em vendas, mas na atração do público para agregar valor a sua marca, de forma que ela se torne uma referência.

 

Conquistar uma audiência qualificada

Em tempos de marketing tradicional, é bastante comum a distribuição de panfletos de divulgação, mas sem a aplicação de uma estratégia específica.

 

Como resultado, há desperdício de dinheiro e ineficiência de resultados, uma vez que não houve a segmentação de público, possibilitando alcançar uma audiência qualificada.

 

Porém, essa condição é essencial para vender mais, fortalecer a marca e reter mais clientes, além de melhorar o posicionamento no mercado.

 

As campanhas de marketing digital possuem um diferencial muito importante, especialmente se comparado aos meios tradicionais, a periodicidade pré-definida.

 

Sendo assim, os clientes são informados com frequência sobre as novidades, promoções, soluções oferecidas, além de assuntos relevantes para eles.

 

Ou seja, é possível construir um relacionamento entre marca e consumidor, transformando a ação de compra numa consequência e não no foco principal.


Possibilidade de mudança estratégica nas campanhas online

O marketing digital permite intervenções rápidas e mudanças que contribuem para o sucesso de uma campanha publicitária.

 

Portanto, ao perceber erros que prejudiquem a imagem da marca, seu posicionamento ou mesmo o alcance do público desejado, é possível fazer alterações, sem a necessidade de interromper por completo uma campanha.

 

Por isso, é importante avaliar para saber se os objetivos de marketing estão sendo alcançados e se o valor investido está trazendo os resultados esperados.

 

Avaliar o desempenho de uma campanha é fundamental para que medidas sejam tomadas, caso alguma intercorrência seja percebida.


Possibilidade de campanhas muito mais criativas



time de criativos

Embora a criatividade nas ações de marketing para o segmento varejista vá além das campanhas online, ela permite o uso de diferentes formatos de mídia e tipos de anúncios, facilitando maior alcance de público.


Além disso, é preciso que o empresário invista numa boa apresentação da sua loja, ofereça produtos de qualidade e em um atendimento exemplar.


É preciso transformar seu espaço em um ambiente acolhedor para a construção de relacionamentos sólidos com seus clientes.


Aplicar a criatividade nas campanhas online e no espaço físico, trará maior visibilidade para a marca, além de contribuir para a construção de consolidação de uma marca forte e única.


Ademais, é possível elaborar anúncios muito mais criativos para gerar maior engajamento nas redes sociais. Campanhas criativas viralizam com muito mais facilidade e deixam uma impressão marcante na mente dos consumidores. 


O segmento varejista pode fazer da criatividade sua grande aliada, contribuindo para maior inovação no segmento em que atua, possibilitando destaque em meio à concorrência.


A criatividade é uma grande parceira nas campanhas publicitárias, possibilitando a criação de anúncios muito mais atrativos, além de contribuir para a elaboração de campanhas inovadoras e muito mais relevantes para o público.


Conclusão 

O segmento varejista pode aproveitar todas as vantagens das campanhas online e assim investir em estratégias que contribuam para o crescimento do seu negócio.


Embora os investimentos em campanhas online sejam menores, se comparado ao marketing tradicional, é preciso ser frequente e contar com o auxílio de profissionais especializados.


No Sindcomércio- VA você encontra referências dos melhores profissionais da área de comunicação para coordenar suas ações de marketing para alcançar os resultados esperados, promovendo assim o crescimento do seu negócio e o fortalecimento da sua marca.

 

bottom of page