top of page

Sustentabilidade no comércio varejista: sua empresa também pode contribuir


mulher em uma floresta segurando uma folha.



A sustentabilidade no comércio varejista é composta por iniciativas que fomentam o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

 

Tais iniciativas devem ser divulgadas para os clientes, funcionários e fornecedores como forma de promoção e encorajamento para que outras pessoas se interessem pela causa.

 

Há uma variedade de iniciativas que podem ser colocadas em prática para tornar o varejo mais sustentável e assim, contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

Reduzir a geração de lixo e preservar as fontes de recursos naturais são algumas medidas que impactam diretamente na preservação da vida no planeta.

 

Prossiga com a leitura desse artigo até o final para saber mais sobre esse assunto.




Sustentabilidade no comércio varejista: leve essa ideia para a rotina da sua empresa

Promover a sustentabilidade no comércio varejista é uma prática diária e deve ser feita em conjunto. Ou seja, empresários e colaboradores devem estar envolvidos nessa causa.

 

Por haver muitas opções de iniciativas sustentáveis, é importante traçar um plano estratégico de acordo com o seu segmento de atuação e assim promover um varejo muito mais sustentável.

 

Entender esse conceito é fundamental para obter sucesso nessa causa, inclusive transmitir maior credibilidade ao público externo.

 

É importante ressaltar que a sustentabilidade no comércio varejista precisa promover ações para atender às necessidades de preservação do meio ambiente e também da sociedade em geral, por depender dele para sobreviver.

 

Além disso, o envolvimento com essa causa precisa trazer maior notoriedade para a sua marca, aumentando assim, sua vantagem competitiva diante do mercado.

 

Para te ajudar nessa iniciativa, separamos 5 dicas com algumas práticas sustentáveis para o seu comércio varejista.


1. Opte por embalagens sustentáveis

Nada melhor que comprar um produto e sair da loja com uma embalagem bonita e chamativa, não é mesmo? No entanto, essa prática simples contribui significativamente para o aumento da geração de lixo, por serem descartáveis.

 

Uma boa ideia para continuar agradando o cliente, sem causar prejuízos ao meio ambiente é optar por embalagens sustentáveis. Veja alguns exemplos:

 

●      Tecido;

●      Embalagem de papel reciclável;

●      Embalagem de plantas: algas marinhas, cana-de-açúcar, fibra de coco, entre outros.

●      Embalagem de plástico biodegradáveis, por exemplo, PLA;

●      Bio Pack;

●      Embalagem de vidro;

●      Papel manteiga.


2. Instalar lixeiras para coleta seletiva

 

Essa é mais uma iniciativa sustentável para o comércio varejista que não exige muito esforço, mas apresenta resultados surpreendentes.

 

Investir em lixeiras para coleta seletiva trará para o seu comércio muito mais visibilidade, pois atualmente há maior conscientização sobre a importância de separar o lixo.  Essa ação facilita a destinação correta para cada tipo de resíduo.


3. Economia de água e energia elétrica

 

Promover ações internas para economia de energia e uso consciente da água é uma iniciativa muito importante para o comércio varejista.

 

Uma vez que o comércio fica aberto diariamente, o consumo desses dois insumos é constante, por isso, a necessidade do uso consciente e responsável.

 

Pequenos lembretes fixados em pontos estratégicos, certamente farão uma grande diferença ao longo do tempo.


4. Destinação correta do lixo eletrônico

Boa parte das pessoas não sabem da importância de fazer o correto descarte do lixo eletrônico.

 

Sendo assim, seu comércio varejista pode ser um importante ponto de entrega voluntária ou PEV, ou ponto de informação sobre os locais mais próximos para fazer a correta destinação.

 

Crie a estrutura necessária para receber os dejetos e encaminhá-los para os centros de recolhimentos adequados.


5. Esqueça a papelada

Essa é mais uma iniciativa sustentável que fará toda a diferença em seu comércio varejista. Opte por sistemas que facilitem a gestão do seu negócio e esqueça a papelada.

 

Além de garantir maior eficiência e praticidade, você estará colaborando ativamente com a preservação do meio ambiente.

 

Para que essa iniciativa seja vista como uma vantagem competitiva, é importante divulgar para o público externo a adoção de meios eletrônicos em todos os processos e a exclusão do uso de papel em seu estabelecimento.



comerciantes felizes


Sustentabilidade no comércio varejista: quais as vantagens em fazer parte dessa causa

Grande parte dos consumidores está cada vez mais preocupada em aderir a ações sustentáveis e a consumir produtos cuja fabricação respeite o meio ambiente.

 

Por isso, será natural a procura por empresas e marcas que também estejam engajadas nessa causa. Dessa forma, investir em ações de sustentabilidade no comércio varejista trará grandes vantagens. Veja algumas delas:


1. Aumento da competitividade e do valor da marca

Quanto maior o seu envolvimento com ações sustentáveis, melhor será sua vantagem competitiva diante do mercado, ou seja, seu comércio estará à frente dos concorrentes.

 

Sem falar que, o valor da sua aumentará significativamente, pois será perceptível a preocupação com o futuro do planeta.

 

Para o público ter essa percepção é fundamental que a sustentabilidade esteja interinamente ligada à administração do negócio. 


2. Equipe de colaboradores motivada

As ações sustentáveis respeitam o meio ambiente e trazem maior comodidade para o ambiente de trabalho. Por exemplo, o uso de sistemas de gestão que torna a realização das tarefas muito mais rápidas, dinâmicas e eficientes.

 

Portanto, se a sua empresa está envolvida nessa causa, certamente sua equipe estará muito mais motivada a trabalhar e contribuir para a preservação do planeta e seus recursos naturais.


3. Melhores oportunidades de negócio

Empresas que valorizam a sustentabilidade são as que mais conseguem melhores oportunidades de negociação.

 

A tendência é que o mercado valorize ainda mais essa condição. Ou seja, uma empresa ecologicamente correta sempre estará à frente de seus concorrentes.


Conclusão

A sustentabilidade no comércio varejista é uma iniciativa que trará grandes vantagens para os empresários, visto que além de auxiliar na escolha de ações que geram maior economia, ela motiva os colaboradores.

 

Certamente, um empresário preocupado com as causas sociais estará sempre em busca das melhores soluções para o seu comércio, seus clientes e sua equipe.

 

Algumas iniciativas simples, tais como as 5 apresentadas nesse artigo, fazem toda a diferença para a imagem de uma marca, pois demonstra seu engajamento com o futuro do planeta e o bem-estar da população.

 

Os comerciantes filiados ao Sindcomércio -VA podem contar com todo apoio na implantação de iniciativas de sustentabilidade, inclusive com consultoria jurídica para ficar por dentro das exigências legais.

 

Se você ainda não faz parte do nosso time, não perca mais tempo, clique aqui e venha ser um de nossos filiados.

bottom of page